Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

SAÍRAM OS SEMIFINALISTAS DO VETERANO

Com as vitórias de Jayme Telles e Rubro Negro neste domingo, foram definidos os 4 semifinalistas da categoria veterano. O Jayme Telles precisava apenas do empate contra a Ajuve mas venceu por 2x0. O destaque desse jogo foi a pintura de gol marcado por Sergio Verri, que de fora da área deu um ´´tapa`` na bola que descreveu uma curva incrível e caiu na gaveta do goleiro Alex. Sem dúvida o mais bélo gol do campeonato! No outro confronto, o Tamoio veio disposto a eliminar o Rubro Negro em favor do Porto, pra isso bastava o empate, mas a diferença técnica entre as duas equipes é tão grande que o Rubro Negro aplicou a maior goleada do campeonato até aqui; 6x2. Com os resultados, os dois vitoriosos do domingo finalizaram a fase em segundo e terceiro lugar (Jayme Telles com 14 e Rubro Negro com 12) e abrem as semifinais no próximo domingo conforme sorteio. Pela equivalência na 1a fase, deve ser um bom jogo sem favorito.
A outra semifinal é entre Amigos do Garra que ficou em primeiro lugar com 16 pontos e 100%Beko que ficou em quarto com 11. Pelo último confronto e pela classificação, poderia se dizer que o Garra é o favorito, mas trata-se de um clássico e o 100%Beko vem resentido da recente e acachapante derrota de 4x0 e tem o retorno do bom goleiro Peixe que não jogou esta partida. Ficaram justas as semifinais, embora o Porto também merecesse estar dentro. Aliás, não deu pra entender a choradeira do Porto durante o jogo Rubro Negro x Tamoio, tudo porque foram descontados do primeiro tempo os 10 minutos de atraso provocados pelas duas equipes em se apresentar para o jogo, á exemplo do que aconteceu na primeira partida entre Ajuve x Jayme Telles. No primeiro jogo, o acerto foi feito com os dirigentes que não repassaram a informação para os jogadores e houve gritaria geral quando acabou o primeiro tempo. Então, no segundo jogo chamamos os capitães das equipes e passamos a informação diréto aos jogadores que entenderam a situação. A razão disso foi que especialmente neste domingo não poderia haver atrasos para os jogos da tarde, já que se tratavam de semifinais e poderia haver penalidades máximas para definir os vencedores e o veterano tinha que terminar no horário. Hora, se sem pênaltis já haviamos terminado jogos do livre à noite, imaginem com! O estranho é que os protestos só viéram quando o Rubro Negro já estava ganhando o jogo! Conveniente não??? Esqueceram (ou fizéram de conta que esqueceram) que o maior prejudicado pelos descontos seria justamente quem precisava vencer, ou seja o Rubro Negro, que aceitou
tranquilamente a situação e foi pro jogo em busca do resultado! É, tem coisas que não muda nunca...
A solução, drástica é verdade, mas justa, pode ser usada nas próximas competições: Se ambos os times atrasam a entrada em campo, desconta-se no 1o tempo de jogo; se os árbitros se atrasam, desconta-se da taxa deles um valor por minuto de atraso; se a organização atrasa as condições do campo, deve pagar este valor. O WO duplo, como inexplicavelmente queria o Derci, não existe com as duas equipes no campo e o resto já está regulamentado.

A VOLTA DA BARBÁRIE COVARDE!

Alguns jogadores e torcedores do Rubro Negro (Flamengo) jogaram mais uma pá de cal na sepultura da categoria livre neste domingo ao agredirem de forma covarde o árbitro Denilson no final da partida que foi vencida pelo Unidos da Sargento por 2x1, válida pelas semifinais da categoria. A equipe do Morro da Cruz, que sempre se gabou de nunca ter participado desse tipo de atitude, desta vez, extrapolou os limites da tolerãncia. Não há erro de arbitragem que justifique tamanha covardia, e, diga-se de passagem, não foram os árbitros os responsáveis dirétos pela derrota, mas sim a incompetência do time em fazer gols ímperdiveis.
O mais triste nisso tudo é ouvir dirigentes e jogadores influentes (de quase todas as equipes) transferirem para a arbitragem os seus erros e suas incompetências, passam o jogo inteiro xingando e reclamando dos juízes mesmo que estes estejam perfeitos e aplicando rigorosamente corréta a regra do jogo, alardeando à boca-grande que estes têm mais é que apanhar mesmo, pois são um bando de sem vergonhas ladrões, e o futebol, que é o principal objetivo fica em segundo ou terceiro plano! Aí, um dia acontece isso!
O que a insanidade (mesmo que temporária) dessas pessoas não lhes deixa ver , é que ali está também um chefe de família trabalhador, fazendo da arbitragem nos finais-de-semana mais um meio de ganhar a vida honestamente, apitando em lugares sem nenhuma segurança contra torcedores e jogadores ensandecidos, que só pensam em ganhar o jogo á qualquér custo, mesmo que este custo seja a pele do juiz!
Além do mais, em 10 anos fazendo futebol na praça, nunca soube de um único árbitro que tivesse vindo apitar mal intencionado ou condicionado pra cá, até porque, na maioria das vezes eles nem sabem quem vai jogar, tomando conhecimento apenas na hora de entrar em campo!
Outra coisa que não dá pra entender é o fato de essa gente saber que a Intercap é o único campo de várzea público pra se jogar futebol, com uma béla praça, no centro de uma grande região carente de áreas de lazer. Mesmo assim, fizéram de tudo para que se desista da categoria livre. E não foram poucos os alértas nas reuniões, os pedidos de contenção de jogadores e torcidas, os avisos de que ninguém mais queria apitar aqui, as punições ( já foram 6 nomes pra Gerência de Futebol da SME e estão indo mais 5), e nada disso adiantou! Infelizmente, parece que o último remédio, à exemplo de outras praças, é encerrar temporáriamente a categoria livre até que uma nova diretoria assuma a Liga e descubra como acabar com a selvageria.
Mas o domingo teve futebol também. A novata e surpreendente Cia Carris é a outra equipe finalista da competição. A vaga foi conquistada com a vitória sobre o Iraiense por 3x2 num grande jogo de futebol.
O time da Carris saiu na frente com uma falha incrível do goleiro Jean que foi encobérto pelo pique da bola após um balão do jogador Alexsandro. O Iraiense empatou numa boa jogada de linha de fundo que culminou com a cabeçada de Michel. Mas aí a Carris ´´achou`` outro gol, desta vez foi o jogador Rômulo quem bateu forte do meio-da-rua, mais pra cima do que pro gol, e a bola caprichosamente entrou rente ao travessão, encobrindo mais uma vez o goleiro do Iraiense. A Carris ainda faria o terceiro e o Iraiense apenas conseguiria descontar pra desespero da gurizada da Bom Jesus, que fez mais um bom campeonato e deve ficar com o terceiro lugar e uma vaga no municipal.