Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

TÁ NA HORA DE VER QUEM É QUEM!

As semifinais deste domingo colocam frente á frente as 4 melhores equipes do campeonato, ao menos na pontuação, pois o Amigos do Garra, apesar de não ter vencido nenhum dos semifinalistas, ficou de fora por apenas 2 pontos. Flamengo, Beko, Porto e Ajuve/Santanense são legítimos postulantes ao título pelo que fizéram na competição. O futebol pode ser imprevisivel as vezes, mas não ao longo de um certame de pontos corrido. Senão, vejamos; com 8 times, o número mágico para se classificar às semifinais éra 12 pontos. Com 10 times, 2 á mais que não venceram nenhum dos favoritos, esse coeficente passou para 18 pontos, e quem fez, tá lá!
E o que esperar dos confrontos? Tem favoritos? Pela lógica, só o Flamengo pode ser considerado um favorito, não só pela campanha e pelo fato de jogar com o empate á seu favor, mas pelo excelente grupo que conseguiu montar para este campeonato. Tem banco para mudar uma situação adversa de jogo! Pode sim o Beko usar isto para motivar seus jogadores no vestiário, mas não poderá ser apenas motivação, terá de jogar o velho e bom futebol dos áureos tempos, pois é este futebol que está jogando o Flamengo.
Porto e Ajuve/Santanense fizéram campanhas parecidas, com a vitória do Porto por 1x0 na fase classificatória. E foi esta vitória que deu ao Porto a segunda colocação e o direito de jogar pelo empate. Se o Portéla realmente não tem condição de jogo, perde muito o Porto, pois ele foi o grande diferêncial do time nesta competição e um dos principais responsáveis pela campanha do time. Mas Jeferson e Rogério entraram muito bem no time. Que os outros joguem por ele agora! Da Ajuve/Santanense, que deverá estar compléto, se espéra aquele futebol técnico, de bom toque de bola, principalmente se jogar o Jerry e o Almir no meio-campo, a bola parada do zagueirão Barreto e a presença de área do Alex. Assim como o Porto, a Ajuve também busca um título inédito na Intercap. Pode ser desta vez!
Uma boa semifinal á todos!

terça-feira, 17 de julho de 2012

DA INTOLERÃNCIA

Eu, assim como todo o Brasil, assisti no último domingo uma lamentável sucessão de erros de arbitragem no campeonato brasileiro que mereceu reportagem especial da Rede Globo no Jornal da Globo desta segunda feira. Alguns jogadores foram expulsos de campo sem sequér ter feito a falta! Não sei o que é mais vergonhoso, se a atuação teatral do jogador que simula ter sido atingido ou a incrível capacidade do árbitro em ser iludido, punindo o adversário com tamanho rigor. Há, fosse nos tempos em que só tinha duas ou três cãmeras no campo e esses ´´artistas`` tivessem que passar por um Figueroa ou um Dinho da vida! Na segunda, não faziam mais...Mas o que entristece nisso tudo mesmo, pra gente que faz futebol de várzea, é ver o modo como os árbitros são vistos e tratados nos nossos campos; ouvindo reclamações e xingamentos do início ao fim do jogo mesmo quando estão fazendo um bom trabalho sem um mínimo de segurança. Parece regra pra quase todo jogador, treinador ou dirigente de várzea; se não meter pressão no juiz, não ganha o jogo!
É claro que muito juiz é fraco, técnica e disciplinarmente, é verdade que pagamos esse pessoal pra apitar e queremos que eles façam o trabalho que se propuseram a fazer bem feito! Mas isso não nos dá o direito, de à qualquér erro cometido, partirmos pra reclamação ostensiva, ofensas e até ameaças. Pior é ver, que em alguns casos, além do reclamante não ter razão, não conhece todas as regras do futebol. Mas parece que o mal não tem cura; num campeonato dizemos que os árbitros são mal intencionados, no outro, que são muito fracos. Daqui á pouco não teremos mais quem apite na várzea. Aí, quem sabe, poderemos contratar os árbitros do brasileirão que irão pra geladeira pelas lambanças do último fim de semana. Deus me livre!

domingo, 15 de julho de 2012

BEKO E PORTO SE CONFIRMAM

Foram conhecidos os 4 semifinalistas e os confrontos do Campeonato Municipal Fase Regional da Liga Intercap de Futebol Amador 2012.
O 100%Beko entrou em campo contra o já desmotivado Jayme Telles podendo perder por até 5 gols de diferença que mesmo assim estaria classificado. E tal fator parece que ´´anestesiou`` o time do Beko, pois foi o Jayme Telles quem mais jogou e esteve perto da vitória, tendo inclusive um pênalti não marcado á seu favor. O 0x0 do placar, se não deixou preocupado o pessoal do Beko, deixou, pra quem estava de fora, a impressão de que não tem bala na agulha pra vencer o Flamengo. É claro que tem aquéla estória de que cada jogo é um jogo, ainda mais sendo semifinal! Além disso tem todo o peso da camiseta do Beko e seu currículo de títulos, mas terá sim, que jogar bem mais se quisér chegar à final.
Já o clássico Porto e Tamoio foi uma fésta de gols; 5x3 pro Porto que com a vitória marcou 19 pontos e ficou com a segunda colocação na tabéla ultrapassando o time da Ajuve/Santanense. Quem esperava um jogo de compadre viu o Tamoio de todo o campeonato; jogando bem e criando muitas dificuldades para o adversário. Chegou inclusive, à sair vencendo o jogo, mas o zagueiro Gilnei, que já tinha caído na esparréla do malandro Tinga levando cartão, deu outra entrada no mesmo Tinga e aí não teve jeito, tomou outro e foi expulso. Então, bastou ao Porto ter calma e ir fazendo seus gols. Mesmo assim, o time do Derci, que jogou todo o jogo outra vez, esteve melhor em alguns momentos do jogo e até próximo do empate quando estava 3x2. Mas o Porto se confirma bem, e mesmo sem o Portéla que não joga mais este campeonato por lesão no quadril, deverá fazer um confronto interessante contra a Ajuve/Santanense.
Pelo sorteio, jogam no primeiro horário domingo dia 22, às 09:30, Flamengo x 100%Beko e às 11:00 jogam Porto x Ajuve/Santanense.