Páginas

sexta-feira, 21 de março de 2014

SAIU O SORTEIO

Nesta quinta-feira foi realizado o sorteio da tabela para o Campeonato Regional 2014. Com início previsto para o começo de Abril, divulgamos aqui as duas primeiras rodadas; Domingo, dia 06, jogam no primeiro horário Flamengo x Santanense e depois 100%Beko x União das Vilas. No dia 13, jogam Porto x Amigos do Garra e Jayme Telles x S. E. R. União. Dia 27, na abertura da segunda rodada, jogam Santanense x União das Vilas e depois 100%Beko x Flamengo. E terá jogo no feriado de 1o de Maio com Jayme Telles x Porto e fechando a segunda rodada tem Amigos do Garra x S. E. R. União. Não haverá rodada no feriadão de Páscoa.

segunda-feira, 17 de março de 2014

É O FIM DA VÁRZEA?

Na noite desta segunda-feira, em reunião com os principais dirigentes de Ligas de Porto Alegre, a Gerência de Futebol da Secretaria Municipal de Esportes sacramentou um estranho projeto que parecia estar em curso desde que assumiu o professor Amilco Diamantino e seus colegas. Primeiro, sob a alegação de que  o Regulamento Geral da SME deveria sofrer alterações conforme desejo das equipes e não das Ligas, deixou de revisar o documento em Assembléia Geral Anual como fazíamos todos os anos numa clara intenção de retirar poder de seus presidentes. Gradativamente, retirou e colocou artigos ao seu gosto sem consultar ninguém e agora muda o limite de idade do veterano pra 40 anos sem se importar com o fato de que centenas de  jogadores de várzea serão excluídos dos campeonatos. O prefeito sabe disso? Ele não é político? Não precisa de votos?? A alegação é que 35 e 38 anos é categoria livre! Nunca entendi de onde tiraram isso! Há, e vão jogar no livre aonde?? Usam como parãmetro jogadores profissionais? Nós somos varzeanos! Por fim, nos foi apresentado nesta noite um documento resumido chamado Diretrizes Gerais para as Ligas em cujo ítem numero 4 está escrito que as Ligas terão total autonomia para realizarem seus campeonatos da maneira que bem entenderem. Ou seja, as Ligas não tem mais nenhuma referência, estão por conta própria. Mas a verdade tem que ser dita, as Ligas e os times também contribuíram muito para este verdadeiro desmanche da Várzea. Enquanto uns faziam tudo certo conforme o Regulamento, outros simplesmente ignoravam o trabalho da Gerência e dos presidentes de Ligas e não entregavam a documentação de seus campeonatos e equipes ou  o material entregue era uma bagunça só! Autonomia? Pra mim é abandono mesmo...Quem era organizado vai perder o estímulo e quem era bagunçado vai piorar. Solução? A curto prazo é difícil. O famoso banco de dados nunca funcionou da  maneira que poderia dar certo; com inscrições online ou com prazo reduzido para fechamento e entrega das fichas de inscrição. O primeiro é muito caro para secretaria e o segundo é pedir demais para alguns dirigentes. Talvez este seja o exato momento para as Ligas finalmente se unirem de vez, criando uma entidade forte, única e independente como a União das Escolas de Samba de Porto Alegre. É o que quer o Roberto, da Liga Zona Norte. Quem sabe taí o caminho?

VOLTAMOS!

Depois de merecidos meses de férias do futebol de várzea estamos voltando ás atividades nesta semana. Primeiro, tivemos uma reunião de diretoria no sábado para traçar as nossas diretrizes para o próximo campeonato e resolver pendências do último torneio. Já nesta terça-feira teremos a primeira reunião com as equipes filiadas á Liga para definir o início do campeonato. Se os oito times que jogaram o último torneio confirmarem participação, fecharemos a competição, pois é resolução da diretoria que só teremos dois jogos no domingo de manhã e aí só podem jogar oito times. Caso alguma equipe da casa desista do campeonato, temos solicitação de equipes de fora que querem participar.