Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2009

ARBITRAGEM: O NÓ DA VÁRZEA.

Sem dúvida nenhuma, a arbitragem é hoje um dos maiores problemas do futebol de várzea e um grande tormento para um organizador de campeonatos. O que aconteceu conosco domingo aqui na Intercap serve para refletir muito sobre o assunto, e nos instiga a buscar soluções para resolver o problema. A questão resume-se basicamente em valores, dinheiro, ou seja: os bons juízes apitam onde lhes pagam mais e ponto. E por bons juízes entende-se que são aqueles que, além de boa técnica e conhecimento das regras, tenham coragem de apitar nos campeonatos da perifería, principalmente categoria livre, onde o pau come solto, o respeito entre os adversários é pequeno, e onde são costumeiramente ofendidos, ameaçados e por vezes agredidos. Pois bem, trabalhavamos aqui com a LAIFA, a liga do Caréca, e sofremos muito com os péssimos árbitros que ele nos mandava, pois pelo preço que ele pagava, os bons não vinham aqui, nem sabíamos quem é que vinha, as vezes nem vinham e mandavam outros piores no lugar deles! Resolvemos acabar com isso e passamos a contratar os caras diretamente, repassando á eles a taxa que pagávamos para a LAIFA. A melhora foi de 1oo%, mas fomos avisados de que corríamos o risco de ficar sem árbitros num determinado momento do campeonato, e isso de fato aconteceu, então, teremos que dar outro passo, talvez mais ousado, se quisérmos continuar qualificando nossa arbitragem. A taxa que pagamos hoje já está no nosso limite, pois a maioria dos nossos times são oriundos de vilas, onde manter um time de várzea não é pra qualquér um, pagar mais, portanto, será muito difícil. Contratar uma liga novamente? Voltaríamos ao que já não deu cérto. Ofereçer à eles 4 jogos no domingo (incluindo o veterano) ao invés de 2, seria uma alternativa. Teríamos de assumir a contratação (e o risco) direta também com o veterano, mas seria muito atraente para a arbitragem já que ganhariam bem mais apitando num único local durante todo o dia. Estamos sériamente inclinados neta direção! Respeitar mais os árbitros, apesar dos seus erros, também ajudaria a manter os bons apitando na nossa praça.

domingo, 17 de maio de 2009

BOLA NAS COSTAS!

Foi exatamente isso que fizeram João Jair e Vera Verão com a nossa Liga no domingo à tarde pela categoria livre. Contratados no iníçio da semana para apitar os dois jogos da chave ´A` entre José Madrid x Ipê Junior e Flamengo x Santo Alfredo, os dois simplesmente não apareceram para trabalhar, como não houve tempo hábil para contratar outros árbitros, toda a rodada foi cancelada e a classificação continua indefinida. No sábado, pela chave ´B`, União da Cruz e Intercap empataram em 2x2 e o Porto aplicou uma goleada de surpreendentes 9x2 no União da ´4` que mesmo estando fora honrou o compromisso com a Liga até o final. Porto, União da Cruz, Intercap e Bragantino estão nas quartas de final.
No veterano, o Beko disparou na liderança com 10 pontos ao derrotar o José Madrid por 3x1 no primeiro jogo. No segundo, o Tamoio surpreendeu o Garra e derrotou o time do Pelão por 2x1, e olha que o Tamoio começou o jogo com 10 jogadores e terminou com os 11, sem banco e com o Derci jogando os 80! Foi mal o Garra, podia ter encostado no líder...Isso mostra que aqui na intercap não existe jogo jogado, nunca!